quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A IMPORTÂNCIA DO ENEM HOJE


Enem é o Exame Nacional do Ensino Médio, criado em 1998 pelo Ministério da Educação, e que serve para medir o desempenho do aluno concluinte do ensino médio.

O ENEM foi criado para que alunos possam ser selecionados e assim fazer parte de um curso de graduação. Vejo que é necessário se preocupar com as escolas públicas, particulares e outras, para que alunos se sintam capazes de fazer um exame e ver suas possibilidades de erros e acertos. Muitos dizem que isso é exclusão e quem ganha é aquele que mais estudou...Sim com certeza o ENEM foi criado justamente para ver as condições de estudo dos alunos, pois ele é optativo, individual e requer esforço dos estudantes e se faz numa auto-avaliação. Como será que os nossos estudantes estão? O curso beneficia justamente uma avaliação de conhecimento e compreensão do mundo. Ele é contextualizado e estabelece uma linha interdisciplinar para colocar o aluno em situações difíceis e saber afinal quem é o bom. Ele precisa saber os conceitos mas, também tem que saber aplicá-los. O ENEM não mede a capacidade do estudante de assimilar e acumular informações, e sim o incentiva a aprender a pensar, a refletir e a "saber como fazer". Valoriza, portanto, a autonomia do jovem na hora de fazer escolhas e tomar decisões.
Esta rapidez com que as mudanças sociais se processam e alteram nossa vida cotidiana impõe um padrão mais elevado para a escolaridade básica. Vejo que o projeto pedagógico da escola deve objetivar o desenvolvimento de competências com as quais os alunos possam assimilar informações e utilizá-las em contextos adequados, interpretando códigos e linguagens e servindo-se dos conhecimentos adquiridos para a tomada de decisões autônomas e socialmente relevantes.
Estas premissas já estão delineadas na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, que introduz profundas transformações no ensino médio, desvinculando-o do vestibular, ao criar mecanismos de acesso ao ensino superior, e, principalmente, delineando o perfil de saída do aluno da escolaridade básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário