quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Pros atrasadinhos uma boa notícia


Justiça Federal determina que inscrições do Enem sejam reabertas
Pedido foi feito pelo Ministério Público Federal.

Inep tem cinco dias para cumprir a decisão.
A Justiça Federal determinou, em caráter liminar, que as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sejam reabertas até o dia 28 de agosto. Cabe recurso.
O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal no Rio de Janeiro que entendeu que o Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep) não poderia ter exigido o CPF dos candidatos no ato da inscrição.

No entendimento do MPF, os estudantes menores de idade não são obrigados a ter o documento.

Na decisão, o juiz Bruno Otero Nery, da 6ª Vara Federal do Rio de Janeiro, diz que "a exigência de apresentação do número de inscrição no CPF/MF pelo estudante do ensino médio para regular participação no Enem (...) revela-se profundamente despida de razoabilidade, ferindo, dessa forma, princípio essencial para o devido exercício da função administrativa".

O texto da decisão segue dizendo que "tendo em vista que os participantes do Enem encontram-se na faixa etária média compreendida entre 15 e 17 anos, na qual não é exigido seu cadastro no Ministério da Fazenda, a título de CPF, (....), a ausência de tal inscrição não pode gerar sanções àquele indivíduo que tem idade naquela faixa etária".

A assessoria de imprensa do Inep informou que a decisão ainda está sob análise do departamento jurídico do órgão.

O instituto tem cinco dias para cumprir a decisão a contar do dia 17 de agosto, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

AMAR......................



Meninas cuidado ao esticarem as mechas


Menina recebe descarga elétrica ao fazer chapinha em Pernambuco

Segundo Conselho Tutelar, pai encontrou menina no chão de casa.
Ela foi levada à unidade de saúde, mas chegou ao local morta.
Uma menina de 12 anos recebeu uma descarga elétrica enquanto fazia chapinha, em Paulista (PE), na quarta-feira (12). Ela chegou a ser encaminhada a uma unidade de saúde, mas chegou morta ao local.

Segundo o conselheiro tutelar Petrônio Márcio Pereira Barreto, a menina não foi à aula, na quarta, porque estava com sintomas de gripe e ficou sozinha em casa, pela manhã. Barreto disse ao G1 que, quando o pai chegou, encontrou a filha no chão, enrolada em uma toalha e com um aparelho de alisar cabelos em uma das mãos.
A suspeita é que ela saiu do banho, ligou a chapinha e foi atingida por uma descarga elétrica.

O Conselho Tutelar descartou a possibilidade de negligência e considerou o caso como fatalidade. "A família é estruturada e a menina raramente fica sozinha", disse Barreto.

Receitas maneirinhas


Trufas de Caipirinha
Ingredientes
*300 g de chocolate ao leite
*200 g de chocolate meio amargo
*2 caixas de creme de leite
*2 colheres (sopa) de mel
*1 colher (sopa) de manteiga sem sal
*50 ml de pinga
*Suco e raspas de 2 limões
*500 g de chocolate meio amargo para banhar as trufas

Modo de Preparo
Derreta os dois chocolates separadamente e misture depois de derretidos
Acrescente os ingredientes restantes, sempre mexendo a cada adição
Leve para gelar
Reserve o chocolate para banhar
Montagem:
Derreta o chocolate meio amargo
Modele as trufas com as mãos e mergulhe no chocolate derretido
Deixe secar e polvilhe chocolate em pó por cima
Pode também ser feito em forminhas próprias para trufas, nesse caso é só colocar o chocolate derretido nas forminhas com uma colherzinha formando assim uma casquinha
Levar para gelar, encher com a trufa fechar com chocolate e levar novamente a geladeira, depois é só desenformar e decorar a gosto
Essa trufa é divina e bem brasileira

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Sonetos



Soneto a Quatro Mãos

Tudo de amor que existe em mim foi dado
Tudo que fala em mim de amor foi dito
Do nada em mim o amor fez o infinito
Que por muito tornou-me escravizado.

Tão prodígo de amor fiquei coitado
Tão facil para amar fiquei proscrito
Cada voto que fiz ergueu-se em grito
Contra o meu próprio dar demasiado.

Tenho dado de amor mais que coubesse
Nesse meu pobre coração humano
Desse eterno amor meu antes não desse.

Pois se por tanto dar me fiz engano
Melhor fora que desse e recebesse
Para viver da vida o amor sem dano.

Vinicius de Moraes

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A IMPORTÂNCIA DO ENEM HOJE


Enem é o Exame Nacional do Ensino Médio, criado em 1998 pelo Ministério da Educação, e que serve para medir o desempenho do aluno concluinte do ensino médio.

O ENEM foi criado para que alunos possam ser selecionados e assim fazer parte de um curso de graduação. Vejo que é necessário se preocupar com as escolas públicas, particulares e outras, para que alunos se sintam capazes de fazer um exame e ver suas possibilidades de erros e acertos. Muitos dizem que isso é exclusão e quem ganha é aquele que mais estudou...Sim com certeza o ENEM foi criado justamente para ver as condições de estudo dos alunos, pois ele é optativo, individual e requer esforço dos estudantes e se faz numa auto-avaliação. Como será que os nossos estudantes estão? O curso beneficia justamente uma avaliação de conhecimento e compreensão do mundo. Ele é contextualizado e estabelece uma linha interdisciplinar para colocar o aluno em situações difíceis e saber afinal quem é o bom. Ele precisa saber os conceitos mas, também tem que saber aplicá-los. O ENEM não mede a capacidade do estudante de assimilar e acumular informações, e sim o incentiva a aprender a pensar, a refletir e a "saber como fazer". Valoriza, portanto, a autonomia do jovem na hora de fazer escolhas e tomar decisões.
Esta rapidez com que as mudanças sociais se processam e alteram nossa vida cotidiana impõe um padrão mais elevado para a escolaridade básica. Vejo que o projeto pedagógico da escola deve objetivar o desenvolvimento de competências com as quais os alunos possam assimilar informações e utilizá-las em contextos adequados, interpretando códigos e linguagens e servindo-se dos conhecimentos adquiridos para a tomada de decisões autônomas e socialmente relevantes.
Estas premissas já estão delineadas na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, que introduz profundas transformações no ensino médio, desvinculando-o do vestibular, ao criar mecanismos de acesso ao ensino superior, e, principalmente, delineando o perfil de saída do aluno da escolaridade básica.